Criar uma Loja Virtual Grátis
 Canil Vale Do Rio

Inquérito
Como classificaria o nosso canil?
Excelente
Muito Bom
Bom
Mediano
Mau
Fraco
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (122 votos)

ONLINE
3






Labrador Retriever

Aparência

 

ORIGEM: Grã-Bretanha.

UTILIZAÇÃO: Retriever.

CLASSIFICAÇÃO FCI: Grupo 8 Retrievers caça, levantadores de Cães de Caça,
Cães de Água.
Seção 1 Retriever.
Com a prova de trabalho.

RESUMO HISTÓRICO: Popularmente acreditava-se que o Labrador é originário da costa da Gronelândia, onde viu os pescadores usarem cães com aparência similar para a recuperação dos peixes. Um cão de água excelente, de pelagem impermeável e cauda semelhante à de uma lontra, a propósito, enfatizam essa característica.
O Labrador é uma raça muito antiga. Race Club foi formado em 1916 e os Yellow Labrador Clube foi fundado em 1925. Esteve em testes de campo onde o labrador encontrou a sua fama inicial, sendo introduzido pela primeira vez nestas praias em 1800 pelo coronel Peter Hawker eo Conde de Malmesbury. Malmesbury era um cachorro chamado Vagabundo, descrito por Lorna, como uma das "raízes" do Labrador moderno. 

APARÊNCIA GERAL: fortemente constituído, curto, muito ativo, (que exclui o excesso de peso e substância corporal) tem um crânio largo, peito e costelas amplas e profundas, o lombo e os membros posteriores são largos e fortes.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: bom temperamento, muito ágil. Excelente nariz, boca mole, gosta muito de água.
É um companheiro animal adaptável e devotado. Inteligente, vivo e obediente, com muita vontade de agradar. Afável por natureza, sem nenhum sinal de agressividade ou de timidez.

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA
Crânio: amplo, limpo, sem bochechas carnudas.
Depressão naso-frontal: Definido.

REGIÃO FACIAL
Trufa: larga, com narinas bem desenvolvidas.
Focinho: poderoso, mas não AFIADO.
Maxilares / Dentes: maxilares de tamanho médio, maxilares e dentes fortes com mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, dentro dos incisivos superiores estão em contato direto com a parte externa dos incisivos inferiores, e bem colocados na mandíbula.
Olhos: tamanho médio, expressando inteligência e bom temperamento, marrom ou cor de avelã.
Orelhas: nem grandes, nem pesadas, pendentes rente à cabeça e inseridas bem para trás.

PESCOÇO: seco, forte, poderoso, inserido em ombros bem colocados.

TRONCO
Linha superior: nivelada.
Lombo: largo, curto e forte.
Peito: de boa largura e profundidade, com costelas bem arqueadas em barril. Este efeito não ocorre com o excesso de peso.
 
Cauda: A cauda, característica da raça, muito grossa na base e afinando para a ponta, de comprimento médio, sem franjas, mas totalmente coberta de pêlo curto, grosso e denso, o que dá uma aparência arredondada descrita como "Otter". Pode ser portada alegremente, mas não enrolada sobre o dorso.

MEMBROS

ANTERIORES
Aparência geral: rectos do cotovelo ao solo, visto de frente ou lateral.
Ombros: longos e oblíquos.
Antebraços: As pernas dianteiras são de boa ossatura e direitos.
Patas: redondas, compactas, com dedos bem arqueados e almofadas bem desenvolvidas.


POSTERIORES
Apar
ência geral: bem desenvolvida, sem inclinação em direção à raiz da cauda.
Joelhos: bem angulados.
Jarretes: Jarretes bem descidos. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.

MOVIMENTAÇÃO: livre, cobrindo adequadamente o terreno, recto e verdadeiro na frente e na traseira.


BRASÃO
Pelagem: O pêlo é uma característica da raça, e deve ser curto e denso, sem ondas ou franjas, o toque deve dar a impressão de ser muito duro. Tem uma camada de subpêlo resistente à água.
Cor: Totalmente fígado preto, amarelo ou chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa. Épermitida uma pequena mancha branca no peito.


TAMANHO E PESO
Altura ideal: Machos: 56-57 cm.
Fêmeas: 54-56 cm.

FALTAS: qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como falta e de acordo com a sua gravidade é considerado o grau de desvio da norma e o seu impacto sobre a saúde e o bem estar do cão e da capacidade do cão para desempenhar a sua função tradicional.

Falta desqualificante
• agressivo ou medroso.
• Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

NB : Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, completamente descidos no escroto.
 


 

História

Retriever do Labrador (Labrador ou em alguns países de língua inglesa, Lab), é uma das mais conhecidas raças de cão.  Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. Devido a estas características, são frequentemente treinados para cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço. A raça Labrador é uma das mais populares em todo o mundo, em especial nos Estados Unidos e Europa.

O nome "retriever" deve-se ao facto de o Labrador ter como principal função a busca de caça abatida. Existem mais raças na família dos "retrievers", como, o Golden retriever, o Toller (Nova Scotia Duck Tolling Retriever), o Curlie Coated Retriever, o Chesapeake Bay Retriever ou o Flat Coated Retriever.

À primeira vista o Labrador parece insignificante, mas tornou-se mundialmente popular com as suas características únicas. Consegue manter a sua serenidade mesmo no maior dos caos, tem uma capacidade de adaptação única e é muito dedicado à família.

Desde do princípio do século XX que os europeus reconhecem as qualidades deste cão allround! Recrutou na Primeira Guerra Mundial junto da aristocracia e dos caçadores, entregavam informações, transportavam medicamentos e procuravam subterrados.

Devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência começaram a ser usados como cães guia para cegos. Mas, sempre disposto a aprender revelou-se também, para descobrir os afogados debaixo de água e arrasta para terra as pessoas em perigo de naufrágio que entram em pânico, após avalanches, terremotos ou outras catástrofes naturais, procuram os soterrados.

Persistente e companheiro é preferido na polícia e nos serviços de alfândega. Para além de tudo isto continua a efectuar a sua tarefa de ajudante de caça, na procura de aves aquáticas.

A única coisa para a qual não é adequado é para cão de guarda, apesar de vigiar com grande atenção, dificilmente pode vir a ser um cão «mordedor», devido ao seu alto limiare de excitação e à sua falta de agressividade.

Na planície de Terra Nova (Canadá) existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes.

Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.

Esse cães foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca "macia" (que carrega objetos sem danificá-los), a docilidade e a obediência. Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pelos, como ocorria com cães de pelagem mais longa.

Foram usados cães locais e cães de outras raças, além do Saint John. Eram selecionados os filhotes mais aptos ao trabalho.

Com isso chegou-se ao Labrador. No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.

Assim, o local que originou a raça através da seleção é a Grã Bretanha. Apenas um conselho de criadores dessa localidade, sob aprovação do kennel club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial.

Os labradores são excelentes companheiros e adoram estar perto dos humanos.

 

Genética de Cores

Exatamente para evitar filhotes despigmentados, os criadores devem estudar, além da saúde, temperamento e aparência dos pais (itens verificados antes de todos os acasalamentos nos canis sérios), a genética de cores dos pais.

Os Labradores pretos são dominantes. A genética é estabelecida por (A_C_).

Os chocolates são A_cc e os amarelos são aa_ _. Os amarelos despigmentados são cães totalmente recessivos (aacc) e tem grandes chances de apresentarem problemas de pele (inclusive câncer, como explicado no item "Aparência").

Para evitar, os acasalamentos recomendados são:

  • entre pretos puros: AACC - só nascerão filhotes pretos;
  • entre pretos (família amarela) e amarelos; a genética dos pretos pode ser AACC (preto puro) ou AaCC (preto com genética para amarelo); os amarelos devem ser aaCC. Nascerão filhotes pretos e/ou amarelos;
  • entre amarelos de genética aaCC; só nascerão amarelos;
  • entre pretos (família chocolate) e chocolates; a genética dos pretos pode ser AACC (puro) ou AACc (preto com genética para chocolate); os chocolates devem ser AAcc; nascerão pretos e/ou chocolates;
  • Entre chocolates com genética AAcc; nascerão somente chocolates.

Deve-se evitar todo o acasalamento que possa gerar um filhote que tenha genes chocolates e amarelos ao mesmo tempo.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional